Princesa Caroline de Hannover e Princesa Charlene do Mónaco em Casamentos Reais

Desde Julho de 2011 que o Mónaco tem uma nova primeira-dama.
Charlene Wittstock, namorada de longa data do Príncipe Albert do Mónaco veio ocupar o lugar deixado vago pela mítica Princesa Grace desde 1982.
Até ao anúncio do noivado, a representação do Mónaco em casamentos reais era assegurada ou pelo Príncipe Albert sozinho, ou pela pela princesa Caroline, sua irmã, quer em representação do Mónaco quer em representação da casa de  Hannover, desde o seu casamento com o Príncipe Ernst- August.
Ainda casada oficialmente, mas não na prática, a verdade é que a meu ver, Caroline continua a desempenhar ainda muitas funções de primeira dama do Rochedo. Quer por ser acima de tudo (e de todos os casamentos falhados) uma princesa do Mónaco, quer por a sua cunhada, ainda não estar plenamente adaptada a esta nova vida de Sua Alteza Sereníssima.
Na hora de ir a casamentos reais, Caroline, geralmente entre as mais bem vestidas (eu tenho muitas dúvidas quanto ao uso de Alta Costura em certos eventos, ver aqui e aqui), não surpreende quanto ao costureiro de eleição. Karl Lagerfeld para a Casa Chanel, é amigo de longa data da Princesa e tem nela uma das suas musas inspiradoras.
Já a sua cunhada Charlene, apenas compareceu a dois casamentos reais, o primeiro dos quais dias antes do anúncio do seu noivado, e nenhum deles como Princesa do Mónaco. Para o primeiro evento Charlene escolheu um modelo (aliás dois, um para a cerimónia e outro para o concerto que antecedeu o casamento) de assinatura Armani Privé, aliás o estilista italiano também desenhou o seu vestido de casamento. Já no casamento inglês, Charlene foi o sinónimo de elegância e classe no modelo Akris, uma das suas marcas de eleição, meses antes de ela própria subir ao altar.
Costumo dizer que Charlene é um pouco monocromática na hora de vestir. Usa cores muito próximas do seu tom de pele e cabelo que nem sempre a favorecem. Em casamentos reais tem no entanto acertado em cheio, principalmente no modelo Akris. Uma princesa a reter em futuros eventos do género.
Infelizmente não a iremos ver no casamento deste fim-de-semana.
Apenas Caroline marcará presença....sem Ernst!


1) Casamento do Príncipe Willem-Alexander da Holanda com Máxima Zorreguieta Cerruti, 2 de Fevereiro de 2002
2) Casamento do Príncipe Frederik da Dinamarca com Mary Donaldson,14 de Maio de 2004
3) Casamento do Príncipe Felipe de Espanha com Letizia Ortiz, 22 de Maio de 2004
4a) Casamento Civil do Príncipe Albert do Mónaco e Charlene Wittstock, 1 de Julho de 2011
4b) Casamento Religioso do Príncipe Albert do Mónaco com Charlene Wittstock, 2 de Julho de 2011



1) Casamento da Princesa Victoria da Suécia com Daniel Westling, 19 de Junho de 2010
2) Casamento do Príncipe William do Reino Unido com Catherine Middleton, 29 de Abril de 2011



Qual das damas do Mónaco veste melhor?

Comentários